<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7992246326967506893\x26blogName\x3dNa++Cozinha++com++Aninha\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://comaninha.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://comaninha.blogspot.com/\x26vt\x3d-6377506969820490018', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Dicas de Aproveitamento e Economia de Alimentos
Muitas vezes economizar e não desperdiçar alimentos é fácil. Para isso, existem alternativas:
- As carnes costumam ser os alimentos mais caros, mas existem alimentos que possuem valor nutritivo semelhante a exemplo do arroz com feijão (juntos) e os ovos. Em alguns locais as carnes de peixe e de frango são bem mais baratas que a de vaca e possuem o mesmo valor nutritivo;
- Prefira substituir verduras e frutas pelos refrigerantes, biscoitos, doces, salgadinhos, bebidas alcoólicas;
- Observe sempre a época das frutas e verduras. Além de economizar estes alimentos ficam mais saborosos e nutritivos na época certa;
- Utilize algumas cascas de frutas e verduras como adubo ou até mesmo para fazer receitas.



Foi abrir a geladeira e perceber que la estavam tres potinhos com pedacos de frango da semana: um preparado com mel, outro com molho de soja e mais um ao perfume de laranja. Tratei de
cortar uns pimentoes, cebola, azeitonas e cenouras pra incrementar e nao e que saiu um picadinho caprichado?


Picadinho "quase" Frango Xadrez


















Ingredientes:
- Pedacos de frango previamente preparados (usei 3 sobrecoxas)
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- meio pimentao vermelho
- meio pimentao verde
- 1 cebola media
- 2 cenouras cozidas
- azeitonas a gosto

Modo de Preparo:
Pique os pimentoes, o frango e a cebola em cubinhos.
Refogue o frango em duas colheres de molho de soja (para homogeneizar o sabor) e reserve.
Doure bastante a cebola e os pimentoes em azeite virgem. Depois, acrescente as cenouras picadas e as azeitonas em lascas e salteie alguns minutos. Acrescente os cubinhos de frango, refogue bem e acerte o sal.

Marcadores: , ,

 
 
Comentários: 8




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

sexta-feira, 25 de julho de 2008
Pretzel
O pretzel (Brezel, em alemão) é um tipo de pão tradicional na Alemanha.
Conhecemos bastante, pois geralmente são vendidos em shoppings tanto aqui quanto no Brasil.
Na Alemanha, o Brezel e sempre é servido nas cervejarias de toda a Bavária juntamente com a cerveja. Sua origem antiga remonta ao latim brachitellum, diminutivo de um termo que significa "com braços". Diz uma lenda medieval que um monge inventou o brezen e lhe deu a forma de braços entrelaçados em posição de quem reza. Um petisco, portanto, para as mentes dadas ao misticismo e a cerveja alemã de boa qualidade.
Os Pretzel não somente fizeram parte da história como mudaram a mesma. Conta-se que em 1510, em Viena, enquanto as pessoas dormiam, os Turcos tentaram invadir a cidade e não obtiveram êxito graças à ação dos fazedores de pretzel que estavam acordados e puderam alertar os cidadãos, os quais aniquilaram os Turcos na sua tentativa de invasão.
As histórias e os costumes inspirados pelo Pretzel são muitas e variam em cada país europeu. Em Luxemburgo, por exemplo, havia um costume de se oferecer um "bretzel" a mulher amada, num domingo antes da Páscoa, para poder receber de volta ovos decorados pelas mãos da eleita do coração. Segundo a enciclopedia "Larrousse Gastronomique", a origem do "bretzel", como é chamado na regiao francesa da Alsácia, tem a ver com o culto ao sol. Sua forma original seria um anel com uma cruz dentro. Como esse formato se apresentava de maneira frágil, a forma evoluiu para a atual.

Hoje o pão é em formato de nó, seco, estaladiço, habitualmente muito cozido e salgado. A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).

Fonte: http://www.wikipedia.org/, http://www.yahoo.com/, trinktmehr.blogspot.com


Mais macio do que bolacha, mais gostoso do que pao: vai um pretzel aí ?
Uma delicia facilima de fazer que agrada em cheio. Vai bem tanto com seu cappucino quanto com minha coca-cola.

Pretzel


























Ingredientes:
- 2 colheres de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 4 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de água morna
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 pitada de sal

Para cobertura:
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Margarina derretida suficiente para banhar o pretzel

Modo de Preparo da Massa:
Em um recipiente dissolva o fermento no açúcar e na agua. Junte os demais ingredientes e amasse bem. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até dobrar o volume.
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça 15 cordões de 1 cm de espessura e cerca de 50 cm de comprimento.
Para fazer o formato de pretzel junte as 2 pontas no centro do cordão, dando duas voltas antes de apertar bem. Coloque em uma assadeira untada e enfarinha e deixe descansar por 15 minutos. Antes de assar pincele ligeiramente com água.
Asse em forno médio pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, ou até que fique dourado.

Cobertura:
Depois de assado, e ainda quente, banhe ligeiramente o pretzel na margarina derretida e polvilhe com o açúcar e a canela.

Outras sugestoes para cobertura sao: sal grosso, queijo, salsinha picada, geleias + coco ralado.

Dicas:

-Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora,
é essencial que seja pincelada com água.
- Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
- A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 17




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

segunda-feira, 21 de julho de 2008
Limão
Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. contém ainda vitamina A e vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.
As variedades de limão mais conhecidas são:

* limão-galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
* limão-siciliano - grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento
e mais ácido que o galego

* limão-cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte
* limão-taiti - de tamanho médio, casca verde e lisa,muito suculento e pouco ácido.
- Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:

* limão-galego - deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos. limão-siciliano - de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.
* limão-cravo - mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.
* limão-taiti - com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.
Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado.

Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes.
Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara.

Fonte: http://www.geocities.com/


Este e um bolo daqueles pro lanche da tarde:

resfrescante, supermacio e com uma casquinha crocante de açúcar por fora.
Uma perdição. Alem de tudo, exala um perfume gostoso pela casa.

Bolo de Limao Taiti
Lime Cake (in English)










Ingredientes:
- 2 ovos grandes ou 3 pequenos
- 120g de açúcar + um pouco para polvilhar a forma
- 2 colheres de sopa de óleo
- 100g de iogurte natural
- 1/4 de xicara de agua
- raspas da casca de 1/2 limão
- suco de 1/2 limão
- 150g de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento quimico em pó

Cobertura:
- 40g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de suco de limão

Modo de Preparo:
Pre-aqueca o forno em temperatura alta.
Bata as claras em neve com 40g do açúcar e reserve.
Bata as gemas com o açúcar restante até ficar fofo e esbranquiçado.
Junte o óleo, o iogurte, as raspas e o suco de limão e 1/4 de xícara de água e incorpore a farinha de trigo.
Desligue a batedeira e apenas incorpore o fermento em pó mexendo com a espatula delicadamente, incorpore tambem as claras em neve.
Despeje a mistura numa forma redonda (20 cm de diâmetro) untada e polvilhada com acucar.
Leve ao forno médio alto (200° C) por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
Misture os ingredientes da cobertura e despeje sobre o bolo ainda quente.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 2




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

quinta-feira, 17 de julho de 2008
Ervas: Para renovar as forças e reequilibrar as energias
As ervas são, desde a antiguidade, utilizadas em processos de cura e muita gente ainda recorre aos banhos para afastar o mau olhado. Mas poucos sabem como um banho de ervas atua “Minha avó sempre dizia que era bom fazer um banho de sete ervas uma vez ao mês. E eu sempre fiz, e mesmo sem saber o porquê, aquilo sempre me deixou melhor. Parece que ele dá uma ‘limpada’ no meu astral”, conta Camila Albuquerque, de 34 anos.
A verdade é que as ervas realmente são capazes de restaurar a energia de um corpo em desequilíbrio “Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético. Algumas situações fazem com que ele entre em desequilíbrio. Estas situações são responsáveis por gerar energias que se agregam à nossa aura e permanecem ali por muito tempo, provocando sensações e podendo desencadear doenças”, esclarece Shanti, que estuda as ervas há 15 anos e recorre aos banhos sempre que necessário.
Segundo a especialista, um bom banho de ervas é capaz de limpar a aura de uma pessoa, e harmonizar os chacras por onde entram as energias em nosso corpo. “Eles também protegem contra forças negativas e dão uma vitalidade incrível!”, relata.
Para quem quer atrair os bons fluídos mágicos do banho de ervas, algumas dicas abaixo, e ‘receitas’ de banhos que toda avó conhece.
- Ore pela finalidade a qual você vai preparar seu banho e mantenha sua mente livre de pensamentos negativos e prejudiciais ao seu objetivo;
- Os banhos devem ser jogados sempre do pescoço para baixo (exceto o banho de rosas brancas;
- Procure enxugar-se o menos possível para que permaneçam os bons fluidos conseguidos através das ervas, plantas, flores e demais componentes do seu banho;
-Os banhos devem ser acompanhados de preces pessoais espontâneas e sinceras. Peça. Converse com Deus e com seus protetores espirituais. Os resultados são fantásticos. Se desejar, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda;

- Caso não consiga flores e ervas frescas, você pode usá-las secas. Neste caso, poderá colocá-las em água fervente e abafá-las. Evite fervê-las.
As ervas e suas propriedades:
* Arnica - afasta a negatividade * Abre Caminho - novas forças * Açúcar - aceitação
* Alho (palha) - proteção * Alecrim - clareza mental * Alpiste - prosperidade
* Arruda - proteção * Anis Estrelado - aumenta a auto-estima * Água-de-arroz - calmante
* Água-marinha (planta) - limpeza * Alfazema - mudança * Bulbo de cebolinha - tira o cansaço
* Comigo-ninguém-pode - defesa * Camomila - bactericida * Canela - limpeza, força e prosperidade
* Cravo da Índia - estimulante * Crizântemo branco - calmante * Crista-de-Galo - calmante (hipertensão)
* Contas de Rosário - concentração * Cenoura (folhas) - fraqueza * Dente-de-Leão - tristeza e anti-tóxico
* Erva doce - boas energias * Espada de São Jorge - proteção * Folha de Pinheiro - limpeza
* Folhas de Pêssego - dissolve densidades acumuladas * Folhas de Limão - corta energias negativas
* Folhas de Manga - prosperidade * Folhas de Louro - prosperidade* Fumo - proteção
* Flor de sabugueiro - calmante * Guiné - proteção e força
* Girassol (sementes) - acelera as mudanças * Guaraná - aumenta as energias * Hortelã - aceitação
* Inhame - força e limpeza * Levante - força, melhorar a auto-estima * Losna - corta a negatividade
* Macela - calmante (bom para insônia) * Manjericão - equilíbrio, renova as células do organismo
* Pitanga (folhas) - melhora a circulação * Rosas brancas - limpeza * Rosas vermelhas - energia
* Sementes de tangerina - para dores na coluna * Sálvia - rejuvenecimento
- Banhos Específicos:
Abre Caminho: quando queremos mudar alguma coisa na nossa vida- 7 folhas de loro- 7 galhos de manjericão- 7 sementes de girassol
Tirar Mágoas: quando não conseguimos nos livrar de uma tristeza- 1 maçã cortada em 8 partes- 1 colher de açúcar
Fraqueza :quando nos sentimos sem forças- 3 folhas de cenoura- 3 galhos de arruda- 3 rosas vermelhas
Densidades Acumuladas: quando sentimos dor nas costas - folhas de pêssego ou limão- guiné- palha de alho
Aumentar a Auto-Estima- calêndula- anis estrelados- manjericão
Prosperidade- alpiste- folha de louro- manjericão

Fonte: www.anamariabraga.globo.com, www.blog.saboresdematogrosso.com.br



Ja dizia Beatriz Nathus Dea,
"Quem cultua a terra, planta vida
e nutre a alma de si próprio e de quem está em volta!”



Pois o meu jardim esta feliz da vida com tantos dias ensolarados.
Eu, mais ainda. O verao veio de vez e esta lindo.
As minhas ervinhas estao crescendo tanto que me animei e plantei tambem alecrim e tomatinhos-cereja. Ja pude colocar o vaso do lado de fora de casa e sigo no mesmo ritual matinal de mimar meu jardim.
O frango de ontem ate ganhou uma aroma especial de alecrim e limão, sendo o limão sugestao do Felipe. Ficou bem gostoso, quer experimentar?

Frango com Alecrim e Limão

















Ingredientes:
- partes do frango (600g) em pedaços e sem pele (usei sobrecoxas)
- 1/2 colher de sopa de óleo
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de alecrim fresco
- 2 dentes de alho picados
- sal, pimenta do reino moída na hora
- 1/4 de xicara de agua
- 1 colher de sopa de suco de limão
- raspas da casca de 1 limão

Modo de Preparo:

Lave o frango e enxugue bem com papel toalha. Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o óleo e a manteiga. Acomode os pedaços de frango sem que fiquem sobrepostos. Doure bem de um lado e polvilhe com sal e pimenta.
Vire os pedaços e doure do outro lado também. Polvilhe com sal e pimenta, adicione o alecrim, o alho e a agua. Eu salpiquei um pouco de sal e pimenta do reino sobre o frango e deixei pegar o tempero por meia hora antes de comecar o preparo. Cozinhe até amaciar – se o líquido secar, junte mais um pouquinho de água.
Quando estiver cozido por dentro, acrescente o suco e a raspas de limão.
Deixe apurar por 1 minuto e sirva em seguida.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 12




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

segunda-feira, 14 de julho de 2008
Culinaria Sueca
A cozinha sueca é bastante exótica, a começar pelo buffet escandinavo conhecido por smorgasbord, farta mesa com pratos frios e quentes, é a melhor maneira de experimentar as delicias da cozinha sueca. A culinária tradicional é rica e multifacetada, mantendo as suas características, apesar das influências estrangeiras. Os pratos de peixe têm um papel predominante na gastronomia típica. São especialidades da cozinha sueca: o marisco, a sarda, o bacalhau, o lagostim, o arenque, o salmão e a truta. A riquíssima gastronomia não se compõe somente de peixe. Também confeccionam deliciosas receitas tradicionais, como o smorgasbord, à base de fiambre, arenque , salmão e ovos, ou o saboroso tunnbord, espécie de pão branco fino e estaladiço, acompanhado de langmjolk, que mais não é que simples leite coalhado.

Fonte: www.passeio.com.br, http://www.minerva.uevora.pt/


Ha muito mais na culinaria sueca do que o tradicional smorgasbord. Os escandinavos substituem o arroz pela batata. Tem batata de tudo quanto é jeito e são deliciosas. Estas por exemplo, sao uma boa opcao de acompanhamento e ficam saborosas com um toque de parmesao e queijo romano. Pelas bandas de la, sao conhecidas como Hasselbackspotatis .

Batata à Sueca










Ingredientes:
- 4 batatas
- manteiga ou margarina
- 1 colher de sopa farta de farinha de rosca
- sal a gosto
- opcional: 1 colher de sopa de queijo parmesao ou outro a sua escolha, cebolinha, salsinha e pimenta do reino.

Modo de Preparo:
Descasque as batatas, lave -as e e enxugue-as. Faça cortes finos nelas sem chegar até o final. Para isso, coloque-as sobre uma colher de pau pois assim a faca bate na colher e não permite cortar a batata toda. Coloque as batatas numa forma untada (usei papel aluminio untado dentro da forma) e pincele manteiga ou margarina em cada uma. Leve ao forno pre-aquecido na temperatura de 225ºC por cerca de 45 minutos ou até as batatas ficarem macias e douradas. Antes de completar os 45 minutos (uns 10 min antes), retire as batatas do forno salpique o sal e a farinha de rosca e retorne ao forno. Salpiquei tambem cebolinha, parmesao e queijo romano.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 7




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

quinta-feira, 10 de julho de 2008
Empadinha
A empada ou empadinha é uma espécie de salgado popular no Brasil e em Portugal. De origem desconhecida, é encontrado em quase todos os lugares do mundo. Provavelmente, tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes [torta]]s salgadas, com recheios diversos, com forte inflência medieval. No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa. Nesse mesmo período na cidade do Rio de Janeiro, eram muito apreciadas as empadas com recheio de camarão, palmito, peixe e galinha. Eram famosas as empadinhas de camarão da Confeitaria Colombo. Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões, era de que serviam como refeições para os seguidores da Igreja Católica, nos dias de abstinência de consumo de carne de vaca ou suína. Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquiri-las em supermercados.
O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.
A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa. Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada chicken pie, e na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos,e a famosa Meltow Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.


Fonte: www.wikipedia.org

Eu adoro empadas sejam elas do que forem. Mas esta é de comer de joelhos: empadinha de camarão da Angela.
Nem sei se gosto mais da massa que derrete na boca ou do recheio cremoso.

Empadas de Camarão da Angela






















Ingredientes para a massa:
- 100 gr de manteiga ou margarina
- 100 gr de gordura hidrogenada
- 1 ovo inteiro
- 2 gemas
- Sal a gosto
- 1/2 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
Peneire a farinha em uma tijela, faça uma cova no meio e junte os ovos, a manteiga, a gordura hidrogenada e o sal.
Amasse levemente, juntando os ingredientes com as pontas dos dedos, até que a massa fique uniforme. Forre as forminhas, coloque o recheio, cubra e pincele com uma gema de ovo. Asse em forno médio.

Recheio:
- 1/2 Kg de camarões
- alho, cebola, pimentão, tomates, salsinha, azeite
- 2 colheres de extrato de tomate..
- 1/2 pãozinho esfarelado
- sal, pimenta branca a gosto1/4 de xícara de leite
- azeitonas sem caroço

Modo de Preparo:
Numa panela refogue todos os temperos no azeite, coloque o extrato de tomate e deixe ferver até que todos os temperos estejam cozidos, acrescente o pão embebido no leite e os camarões, deixe ferver por no maximo 3 minutos.
Desligue o fogo e deixe esfriar, recheie as empadas e coloque uma azeitona junto.

Marcadores:

 
 
Comentários: 22




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

segunda-feira, 7 de julho de 2008
Tilápia
Tilápia é o nome comum dado a vários géneros de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à sub-família Pseudocrenilabrinae e em particular ao género Tilapia. Eles são nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos EUA.
Tilápias são fáceis de manter em aquário, já que elas conseguem espaço suficiente neles. Elas se reproduzem facilmente e crescem rápido, mas são perigosas para qualquer outro peixe pequeno. A maioria das espécies são reprodutores de superfície mas alguns protegem sua cria em sua boca.
As tilápias às vezes são criadas para proteína. Em algumas regiões o peixe pode ser colocado nos arrozais quando o arroz é plantado e terá crescido até o tamanho que ele vai estar pronto para ser comido (12–15 cm) quando o arroz está pronto para a colheita.


Fonte: www.wikipedia.org


Segundo o husband, este foi o melhor peixe com "molho" que já preparei.
Tudo na medida certa e o tempero...hummmm.
Então é o seguinte, se voce gastou demais no shopps, extrapolou na festinha de despedida da amiga, ta precisando ganhar uns pontos com o maridao?
Files de Tilapia a Oriental: recomendadissímo!
Filés de Tilápia a Oriental




















Ingredientes:
- 400g de filezinhos de pescada, tilapia ou merluza.
- 1/2 pimentao verde
- 1/2 pimentao vermelho
- 2 cebolas medias
- 2 colheres de sopa de creme de leite (ou mais)
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de acucar
- sal e pimenta a gosto
- amendoas em lascas a gosto (ou castanha de caju)

Modo de Preparo:
Tempere os filezinhos com sal e pimenta e reserve. Corte a cebola e os pimentoes em laminas finas e reserve.
Leve o azeite ao fogo em uma frigideira anti-aderente e junte a cebola e os pimentoes. Deixe cozer em fogo brando.
Acrescente o vinagre e polvilhe com acucarm sempre em fogo brando.
Junte as amendoasm o creme de leite e os filezinhos de peixe. Tampe e deixe cozer por 10 minutos (5 minutos de cada lado).
* Dica: se quiser um molho mais farto, pode acrescentar 1/4 de xicara de agua e deixar cozer por mais 5 minutos.

Marcadores:

 
 
Comentários: 21




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.