As carnes de frango e peru são consideradas alternativas saudáveis de pouca gordura em relação à carne vermelha. Se você está tentando reduzir a gordura, o peito de frango sem pele é uma ótima opção de proteína com pouca gordura. No entanto, você deve ter cuidado porque as carnes de frango e de peru contêm quase a mesma quantidade de colesterol por porção que a carne bovina. A carne de frango é uma ótima fonte de vitaminas B, que não são muito abundantes na carne de boi, mas é apenas uma fonte moderada de ferro. * Escolha e conservação:
- Quando estiver escolhendo frango ou peru inteiros, procure pelo mais gordinho e firme, com pele úmida e flexível. A cor da pele deve ser branco-cremosa ou amarelada (a cor varia de acordo com a alimentação que a ave recebeu) e ela não deve ter odor algum.
- A carne de frango é altamente perecível e representa um convite permanente às bactérias se não for guardada corretamente. Se você comprar um frango ou um peru fresco inteiro, guarde-os o mais rápido possível na parte mais fria da geladeira e use em dois ou três dias. Se você não planeja preparar a carne neste período, lave, seque, corte em pedaços, embale e congele. Ela poderá ficar guardada assim por até nove meses. Se você congelar a ave inteira, sem cortar, poderá ficar no freezer por um ano.
- Nunca deixe o frango descongelar em temperatura ambiente. Descongele na geladeira, dentro de um prato para recolher o líquido.
* Dicas de preparação e conservação:
- O frango sem pele ou o peito de peru são perfeitos para marinar em molhos com pouca gordura ou quando cortados e misturados com vegetais e fritos em pouco óleo. Os peitos de frango ou de peru também são ótimos para grelhar.
- Se você desejar acrescentar um molho, espere até o frango estar quase pronto. Se colocado muito antes, ele poderá queimar e ressecar a carne antes de ela estar totalmente pronta.
- Por muito tempo aconselhou-se remover a pele da galinha ou do peru antes do preparo para diminuir a gordura e as calorias. Acontece que tanto faz remover a pele antes ou depois de cozinhar, pois a gordura e as calorias são quase as mesmas. Já que a carne de galinha sem pele tende a ressecar durante o cozimento, deixe-a enquanto cozinha para segurar a umidade e o sabor. Lembre-se de retirar a pele e qualquer gordura que restou antes da comê-la.
Fonte: How stuffs works
Que tal incrementar o peito de frango e deixa-lo muito mais gostoso?
Limao e alecrim dao um sabor surpreendente. Difícil e parar de comer...
File de Frango com Alecrim
Ingredientes:
- 4 à 6 filés de peito de frango limpos
- 2 colheres de sopa de maionese
- 2 colheres de sopa de iogurte (nao use desnatado)
- 2 colheres de sopa de parmesao ralado grosso
- 2 colheres de sopa de alecrim
- sal e pimenta do reino à gosto
- suco de 1/2 limao
- 1 colher de cha de alho em po (opcional)
- 1 colher de cha de farinha de rosca
Modo de Preparo:
Unte uma assadeira e disponha os filés (nao coloque um sobe o outro).
Misture o resto dos ingredientes, exceto a farinha de rosca e o parmesao e passe uma boa camada sobre os filés. Salpique com a farinha de rosca e o parmesao.
Leve ao forno alto 200ºC por 20 minutos ou até que o frango esteja cozido e corado em cima.
Marcadores: Aves, Dicas