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quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Quem é que resiste a um salgadinho frito na hora com aquela crosta dourada e apetitosa? Apesar de sabermos que as frituras não estão na lista dos alimentos saudáveis é difícil fugir à tentação diante de uma cesta de batatas fritas e crocantes, dos pastéis da feira e dos bolinhos de bacalhau... Indiscutivelmente somos atraídos pela aparência das frituras que sempre parecem apetitosas e, também atraídos pela textura e contraste da casquinha por fora e do macio e cremoso por dentro.
Uma friturinha de vez em quando não vai fazer mal a ninguém, o que não é aconselhável é fazer das frituras a base de nossa alimentação. Tecnicamente fritar significa cozinhar determinado alimento imerso em pelo menos 80% de óleo ou algum tipo de gordura em alta temperatura. Este procedimento faz o que chamamos de uma "selagem" no alimento e aprisiona o sabor e a umidade envoltos pela crosta. O grande problema das frituras é o óleo que tende a saturar quando utilizado em temperaturas incorretas. É a partir desse momento que o alimento frito deixa de ser saudável. Porém, dependendo das condições em que a fritura for realizada, existe uma redução dos malefícios. Óleo novo, temperatura controlada para que este não sature (queime), temperatura correta para não encharcar o ingrediente que esta sendo frito e escorrer bem após a fritura, podem ajudar.
Em tempos de preocupação com a saúde é possível adotar algumas alternativas para fugir das frituras sem perder o prazer de comer coisas gostosas.
- A utilização do forno é uma boa opção para fugir da frigideira com óleo. Pastéis assados ficam bastante saborosos; croquetes dourados no forno ficam bem parecidos com aqueles que são fritos, e por aí vai.
- Nozes, amêndoas torradas e amendoins substituem as frituras na hora do aperitivo e certamente são coadjuvantes de uma alimentação mais saudável.



Esta é rapida, saudavel, facil e muito boa: bolinhos de arroz assados.
Voce nao desperdica o arroz que sobrou e ainda pode incrementar a receita com outros ingredientes: azeitona, queijo, calabresa...

Bolinhos de Arroz Assados










Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz bem cozido (pode ser integral, branco, ou uma mistura dos dois)
- 2 ovos inteiros
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo (branca ou integral)
- 4 colheres de sopa de queijo ralado (você pode usar qualquer queijo que tiver na geladeira, mas os queijos duros, como o parmesão, são melhores porque deixam o bolinho mais firme)
- 1/3 de xícara de salsa e cebolinha finamente picadas ou qualquer outra erva fresca da sua preferência
- 1 pitada de sal
- pimenta do reino à gosto
- manteiga para untar

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes numa travessa grande e misture cuidadosamente até que estejam bem homogeneizados.
Com a ajuda de uma colher de sobremesa (ou colher de chá, se você preferir bolinhos menores), forme montinhos da mistura e coloque sobre uma forma untada com manteiga. Não deixe os bolinhos muito grudados uns nos outros.
Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que os bolinhos fiquem corados.
*Fiz apenas metade da receita.

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quinta-feira, 18 de setembro de 2008
A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Muitas entidades lutam para evitar o desperdício de alimentos, utilizando como ferramenta o reaproveitamento integral de frutas e verduras. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. A nutricionista Gorete Pereira afirma que é possível criar várias receitas com cascas de frutas e outros alimentos que não são considerados nobres.
O reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de higiene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Mas a preparação das receitas é o principal atrativo. Durante o I Festival de Alimentação Saudável, promovido pelo Sesc Ceará, um concurso de receitas de reaproveitamento de alimentos agitou a semana e possibilitou a popularização desse novo hábito e a troca de experiências entre participantes e promotores de oficinas do Sesc.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=287569


Reaproveitamento de restos de alimentos essa é a idéia.
Aqui em casa procuro contribuir a la Lavoisier: "Nada se perde, tudo se transforma".
E o restinho da semana virou um delicioso gratinado.

Frango ao Pomodoro












Ingredientes:
- partes de frango previamente preparadas (usei sobrecoxas cozidas)

- molho de tomates
-Azeite para untar o refratario

- folhinhas de manjericao
- oregano
- queijo parmesao ralado
- fatias de bacon preparadas e cortadas em pedacos pequenos


Modo de Preparo:

Refogue o molho de tomates e acrescente as folhinhas de manjericao picadas e o oregano. Reserve o molho.
Unte um refratario com azeite e regue com uma camada do molho de tomates. Coloque os pedacos de frango e sobre estes salpique bacon. Cubra o frango com outra camada farta de molho de tomates e por cima coloque o parmesao. Leve o refratario ao forno medio pre-aquecido por 20 minutos ou ate o queijo corar.

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sexta-feira, 12 de setembro de 2008
"Nem tu me esquecerás,
flor admirada
Em que não sei se a graça,
se a natura
Fez da Paixão do Redemptor Sagrada
Uma formosa e natural pintura"

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo.
A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.
Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.
Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.
Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ela está maduro, bom para consumo imediato, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca.
O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco.

Fonte: http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/maracujaorientacao.htm, http://www.maracuja.com.br/


Ah, eu ja estava com saudades de vir aqui... e agora, de cozinha nova,
fica ate mais gostoso.
Entao, pra inaugurar, um creme de maracuja com ganache feito especialmente pra receber minha amiga Odila. Eu que ja era admiradora, virei fa dela.
A ideia surgiu do post + comentarios sobre a Mousse de Limao com ganache. Nani, que e uma moca linda, me contou que fez a receita com maracuja e que a combinacao com chocolate ficou deliciosa. Entao resolvi testar. A receita nao e a mesma, mas o sabor... delicia!

Creme de Maracuja com Ganache





























Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite
- A mesma medida da lata de suco concentrado de maracujá

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador por 5 minutos. Coloque em um refratário ou em tijelinhas e leve a geladeira.

Obs: Fica ótimo tambem com suco de limão, em vez do maracujá, coloque o suco de 4 limões.

Ingredientes do ganache:
- 125 gramas de chocolate picadinho. Usei 100g de chocolate meio-amargo e 25g de chocolate ao leite.
- 1/2 caixinha de creme de leite sem soro.

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate em banho maria e acrescente o creme de leite, misturando até que fique homogêneo. Decore as tacinhas com o creme de maracuja a seu gosto.

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