Chineses e egípcios antigos já conheciam os benefícios terapêuticos do cogumelo. Dizia-se que essa planta, sem raiz nem clorofila, "afinava o sangue", reduzia infecções e até agia como afrodisíaco. Nas últimas décadas, várias pesquisas estão confirmando essas crenças e já se sabe que há pelo menos 30 variedades de cogumelos que teriam benefícios medicinais.
Entre eles, os mais conhecidos, pesquisados e cultivados entre nós são o shiitake e o Agaricus blazei. Carnudos, fritos, bem temperados com azeite, acompanhando carnes, peixes ou massas, ou simplesmente como aperitivo, os cogumelos são de dar água na boca. São dessas iguarias de paladar delicado, que enriquecem qualquer prato e que merecem ser degustadas devagar.
Utilizados como alimentos em todas as eras e culturas, os cogumelos apresentam elevado teor protéico (19 - 35%) e baixo teor de gorduras; contém ainda grandes quantidades de carboidratos e fibras, variando de 51 - 88% e de 4 - 20% (peso seco), respectivamente, para as principais espécies cultivadas. Além disso, o alimento contém quantidades significativas de vitaminas, principalmente tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, vitamina D2 , bem como de minerais.
O cogumelo já mereceria aplausos apenas pelo seu sabor e seu valor nutricional, o que já não é pouco. Mas já há muitas pesquisas revelando que o alimento contém substâncias capazes de prevenir e reduzir o risco de certas doenças. Estudos tem demonstrado que certos cogumelos podem agir sobre o sistema imunológico de indivíduos saudáveis e enfermos, trazendo benefícios potenciais para doenças como o câncer, cardiovasculares, infecções e doenças autoimunes como a artrite reumatóide e o lúpus.
É possível comprar os cogumelos frescos, congelados, secos ou em conservas. Quando frescos, algumas variedades podem ser consumidas cruas, mas a grande maioria exige ou fica mais saborosa com o cozimento.
Fonte: uol.com.br, Sanavita
Hoje cheguei esfomeada, querendo comer um pratao. Mas o bom senso falou mais alto. Bem, nao e todo dia que o escuto, mas hoje consegui ser razoavel e nao devorei uma pizza. Fiz um franguinho light com cebola e cogumelos. E nao e que ficou bem gostoso?
Peito de Frango com Mushrooms

Ingredientes:
- Mushrooms frescos (cogumelos)
- 1/4 de cebola cortada em fatias
- 1 colher de sopa rasa de margarina light
- sal, pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Coloque a cebola para dourar na margarina numa frigideira em fogo medio. Acrescente os cogumelos e os cubos de peito de frango ja cozidos. Acerte o tempero (eu coloquei sal e uma pitada de pimenta do reino), abaixe o fogo e deixe cozinhar ate que o cogumelo fique tenro.
Esta pronto!
Marcadores: Aves