<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7992246326967506893?origin\x3dhttp://comaninha.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 15 de março de 2008
Dicas para um bolo perfeito:
- Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, ovos, etc.
- Bata as claras até ficar firme , mas nunca demais, pois pode ressecar a massa.
- Peneire a farinha para aierar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita.
- Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
- Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz ele ficar 'fraco' .
- Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa.
- Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternado com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo, usando preferencialmente o chicote.
Por último coloque as claras em neve em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.
- Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se for várias placas de bolo podem ser uma maneira de armazenar sem que ela grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.
Nas laterais não deve ser untadas as assadeiras, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois e o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais, é só depois de assado, passar uma faquinha que ele se descola.
- Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
- Para verificar se está assado coloque um palito não na beirada, mas no centro da massa, pois , se tirar o bolo cru no centro, ele afunda, isso acontece muito com bolos amanteigados e de chocolate. O palito tem que estar limpo e seco.
- Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com
a parte brilhante voltada para o bolo.
- Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar e evite colocar em bancadas frias.
- Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.
- Quando colocar o fermento no bolo não bater muito, pois ele perde suas propriedades comprometendo o desenvolvimento do bolo.

Fonte: tvtem.globo.com/culinaria


Este eu aprendi quando pequenininha: Bolo da Geralda. Minha mae nao se chama Geralda, minha mae e Cecilia, mas o bolo tem este nome porque a receita e da Geralda, salgadeira e doceira la de Ipatinga - MG. Ela ia la em casa e fazia um montao de delicias pra deixar no freezer.
Tempos bons, viu. Eu ficava ali, observando, curtindo e tambem esperando pela chance de comer "rapa" de bolo, massa crua e tudo de gostoso que ela e minha mae faziam.

Bolo de Chocolate da Geralda










Ingredientes para o bolo:
- 2 xicaras de acucar
- 1 xicara de manteiga
- 2 xicaras de farinha de trigo
- 1 1/4 de xicara de leite
- 1 xicara de Nescau
- 1 colher de cha de po royal
- 1 colher de cha de sal
- 1 colher de cha de bicabornato
- 3 ovos

Modo de Preparo:
Colocar em uma vasilha a farinha de trigo, o po royal, o bicabornato e o sal.
Em outra vasilha, dissolver o Nescau no leite.
Na batedeira bater bem o acucar com a manteiga. Acrescentar alternadamente 1 ovo inteiro, o leite com o Nescau, os ingredientes secos. Bater bem e continuar agregando outro ovo,
mais Nescau e ingredientes secos ate o termino.

Ingredientes para o creme para recheio e cobertura
(fiz metade da receita porque apenas cobri o bolo, nao coloquei recheio)
- 2 latas de creme de leite sem soro
- 6 colheres de sopa de Nescau
- 2 colheres de sopa de margarina
- 6 colheres de sopa de acucar refinado

Modo de Preparo:
Levar ao fogo e cozinhar ate que engrosse (ponto de mingau).
Cobrir e rechear o bolo ainda quente.

Marcadores: , , , ,

 
 
Comentários: 2




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.