Como comprar carne:
O Serviço de Informação da Carne (SIC), entidade sem fins lucrativos que trabalha para a valorização da carne bovina, através da informação sobre os seus benefícios, traz algumas dicas preciosas. Passo-a-passo:
Em primeiro lugar, procure comprar a carne bovina em um estabelecimento de sua confiança, que tenha condições sanitárias adequadas;
A carne bovina fresca tem características próprias, que a tornam fácil de ser reconhecida: Perceba se a carne tem a coloração vermelho-cereja brilhante, odor característico de carne fresca e uma certa elasticidade, capaz de fazê-la ceder à pressão dos dedos. A gordura deve ter coloração amarelo-clara, próxima à tonalidade da manteiga;
Se for embalada a vácuo, entretanto, é normal que a cor seja mais escura, o que não significa que o produto está deteriorado;
É imprescindível verificar a data de validade do produto, que, por lei, deve estar impressa no rótulo da embalagem;
Não é recomendável adquirir carne com excesso de líquido dentro das embalagens, manchas esverdeadas, ou se a embalagem não estiver bem aderida ao produto;
Se a carne for congelada, leve-a ao congelador de sua casa, no máximo, uma hora após a compra;
Dê preferência pelas carnes embaladas, tanto a vácuo como em pequenas bandejas;
Condições no local de compra
Adquira carnes em estabelecimentos de sua confiança, fique atento para a higiene do local, que é um indício do produto que está à venda. Opte por açougues com paredes azulejadas e pisos de cerâmica, que sejam higiênicos, com balcões e instalações limpas.
Evite carnes dependuradas em ganchos. As carnes devem permanecer refrigeradas, e não expostas ao ambiente. No local de compra, verifique se o balcão frigorífico é mantido em temperatura constante. O excesso de produtos expostos nos balcões refrigerados prejudica a circulação do ar frio, comprometendo a conservação dos alimentos. Se for açougue, lembre-se de que os funcionários devem ter os cabelos presos ou usar toucas, assim como uniformes brancos e limpos.
Fonte: Servico de Informacao da Carne
Ja contei que "meus meninos" adoram rocambole de carne moida, ne? Eu tambem, pois alem de ser um prato saboroso, e facil de fazer e pode ser preparado com antecedencia. Outra coisa que gosto em relacao ao tal e que voce pode variar bastante o recheio. Bom, nao aqui em casa. Os dois, marido e filho pedem o de sempre: bacon. Mas voce pode usar sua criatividade e rechear conforme der na cuca ou na geladeira: tomatinhos cerejas e mussarela, azeitonas, milho verde, espinafre, cebolas, cenouras cozidas, legumes, etc. Ai vai a receitinha do 3 em 1: pratico, simples e gostoso.
Rocambole de Carne
In English: Meat Loaf
Ingredientes:
- 1 Kg de carne moida de boa qualidade
- 2 ovos
- 1 envelope de sopa de cebola (onion soup mix)
- 1 1/2 xicara de farinha de rosca
- 1/3 de xicara de molho de tomate
- 3/4 de xicara de agua
- 1 colher de sopa de molho ingles (eu uso 2)
- sal, pimenta do reino, salsinha, cebolinha e alho a gosto.
- catchup para pincelar
Recheio:
- a sua preferencia.
Eu usei fatias de bacon preparadas previamente no microondas.
Modo de Preparo:
Num recipiente misture a carne moída com os outros ingredientes, exceto o catchup.
Mexa bem para que todos os ingredientes se incorporem.
Sobre uma folha de filme plástico, abra a carne com um rolo formando um retângulo. Depois da carne bem espalhada, coloque o recheio de sua escolha.
Enrole a carne com a ajuda do plástico e transfira o rocambole para um refratário untado. Pincele o rocambole com catchup para que nao fique ressecado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50 minutos.
* Sugestao: servir com arroz branco e uma boa salada.
Marcadores: Carne, Dicas