<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7992246326967506893?origin\x3dhttp://comaninha.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Feta Cheese
O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca, que não se deve a agentes branqueadores artificiais, e tem baixos níveis de gordura.
Na Grécia as ovelhas e as cabras não vivem em áreas fechadas onde lhes são dados alimentos específicos. Crescem livremente e alimentam-se da vegetação das montanhas, rochedos, colinas ou áreas planas. Os rebanhos têm de andar de um lado para o outro e, por vezes, percorrem grandes distâncias, de modo a encontrarem uma maior quantidade e diversidade de vegetação. Esta mobilidade ajuda-os a alimentarem-se de vegetação mais variada, já que os arbustos e as ervas aromáticas são abundantes na Grécia. Os sabores ricos dos seus alimentos são transmitidos para o queijo feito do leite destes animais. É esta a razão que faz com que o queijo feta detenha um sabor particular das áreas onde é produzido.
O queijo feta é colocado em recipientes de madeira ou plástico para maturar. A maturação faz-se em duas fases. Primeiro o queijo tem que ficar 15 dias sob condições de temperatura e humidade controladas. A segunda fase tem lugar em refrigeradores com uma temperatura estável e tem uma duração superior a 30 dias. O uso de conservantes não é permitido na produção deste queijo.
Alguns países tentaram fazer uma imitação do queijo feta usando leite de vaca. De modo a produzirem algo similar tiveram que usar corantes para o tornar branco. Como as cores artificiais não se mantêm muito tempo, aqueles queijos facilmente perdem a cor branca e começam a ficar com uma cor amarelada. Também o leite de vaca é gordo e assim, o queijo produzido com ele, contém mais gordura. E é claro que não se pode, sob quaisquer circunstâncias, produzir um queijo com o sabor e aroma do verdadeiro queijo feta, o qual é o resultado das ervas e arbustos encontrados nas terras gregas.
O queijo feta é exportado para diversos países. Este produto originário da Grécia vem num pacote onde aparece a figura da bandeira grega. A embalagem contém ainda informação sobre o tipo de leite usado e a zona em que foi produzido.
O queijo feta é um alimento grego muito especial. Os gregos adoram-no e faz parte da sua alimentação diária. O feta é servido a acompanhar refeições e também usado na preparação de diversos pratos. É ótimo nas saladas de verão juntamente com tomate e pepino, cebola e oreganos. As tartes de queijo, de diferentes formas, feitas com massa folhada, têm o queijo feta como base. Ktipiti, um prato feito com pimentos quentes e feta, é uma deliciosa entrada para os dias quentes de Verão. O feta é também usado para fazer lulas fritas (calamares) ou filetes de peixe estufados.


Fonte: wikipedia.org



Fica parecendo que a "chatinha-com-comida" sou eu, mas nao gosto do sabor do queijo Feta. Acho amargo, salgado, indigesto. No entando, o husband, gosta muito. Lendo, lendo e relendo sobre o "rei dos queijos Gregos", descobri que e consenso: o Feta confere cremosidade as saladas e e, realmente, muito apreciado. Com tantos comentarios a respeito do tal, resolvi dar mais uma chance e fiz a salada com pepinos, tomates, azeitonas e vinagre balsamico - tipicamente Grega.
Maridinho comeu a dele e a minha tambem - nao adianta, nao gosto de Feta cheese e ponto final. Mas a salada Grega e saudavel, fresca e muito bem equilibrada do ponto de vista dos sabores. Deve ser mesmo, porque Jon lambeu os beicos e disse: "awesome, baby".
Sao pequeninas coisas como esta que fazem meu dia feliz (alem de shopps center, almoco com as amigas e um vinhozinho - of course)

Salada Grega









Ingredientes:
- 1 tomate grande ou tomatinhos cereja
- 1 pepino grande

- 100 gr de queijo feta
- Salsa
- Azeitonas pretas (eu nao tinha, entao usei azeitonas verdes)
- Vinagre Balsâmico
- Azeite, sal, oregano e pimenta preta moida na hora

Modo de Preparo:
Cortar o tomate e o queijo em pequenos cubos. Cortar o pepino ao meio, retirar as sementes e cortar às fatias. Lavar e cortar a salsa (eu usei salsinha seca). Juntar todos os ingredientes e adicionar as azeitonas.
Fazer um molho com o vinagre, azeite, uma colher de café de água, sal, oregano e pimenta.
Mexer e servir.
Eu lavei uma folha de alface que estava bem redonda, formando uma concha, deixei secar e servi a salada dentro da mesma.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 4




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.