<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7992246326967506893?origin\x3dhttp://comaninha.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 14 de maio de 2008
"Deu errado" Essa expressão "deu zebra" surgiu quando um peão ia adestrar um cavalo e não conseguia e ele dizia: "É zebra não aceita rédeas" e a expressão passou a ser usado sempre que algo dá errado e passou para "deu zebra".
Para Tiago Paixao, a expressão “Deu Zebra” é do nosso querido Jogo do Bicho. Acontece que, quando a polícia estava próxima, com algum agente infiltrado entre os contraventores, eles usavam o código: Deu Zebra, para informar que não houve sorteio. O problema é que a Zebra não existe no jogo do Bicho. Logo, quando a polícia estava por perto, dava Zebra, ou seja, dava errado.
O Fantástico, da Rede Globo, trazia uma simpática personagem em forma de zebrinha que anunciava os resultados da rodada. "Falar 'deu zebra' era moda", lembra o artista plástico paulistano Claudio Tozzi. Foi em 1972 que ele, atendendo a uma encomenda do colecionador de arte Milton Guper, pintou Zebra. Reproduzida em um painel de 64 metros quadrados, a obra foi afixada na lateral de um edifício comercial da Praça da República – onde está até hoje. A foto ao lado integra o livro Claudio Tozzi, de Fábio Magalhães, lançamento da Lazuli e da Companhia Editora Nacional.



Aqui em casa quando se diz "deu zebra" e motivo de alegria, motivo de correr pra mesa e esperar aquele pratinho de bolo, Bolo Zebra. Meus meninos adoram entao pra receber Cris & Cris (padrinho do Felipe e esposa dele) preparei o tal bolinho. Acho que eles gostaram porque ate repetiram no cafe da manha e marido levou um pedacao pro trabalho.
Ontem deu zebra!

Bolo Zebra





























Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícaras de chá de manteiga
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xicara de cha de leite
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo:
Pre-aqueca o forno a 180ºC.
Bata as claras em neve (reserve). Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar cremoso, acrescentar a farinha o amido, o leite e por último o fermento e as claras em neve misturando delicadamente. Divida essa massa em duas, em uma delas junte o chocolate em pó.
Forre um forma com papel manteiga untada e começe a operação zebra.
Coloque duas colheres de massa da cor branca no centro da forma e depois sobre a mesma uma colher de chocolate e assim sucessivamente.Quanto maior a colher maiores ficam as listras, se quiser use conchas de sopa daquelas menores. Deixe no forno por cerca de 40 minutos, dependendo do forno.
* A cobertura eu fiz a mesma, de creme de leite do Bolo da Geralda ( postagem do dia 15 de marco).

Marcadores: , ,

 
 
Comentários: 6




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.