<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/7992246326967506893?origin\x3dhttp://comaninha.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Doces italianos
Os doces, desde a Idade Média, eram feitos nos conventos pelas freiras enclausuradas. Muitos monastérios se tornaram mais famosos pelas gostosuras do que pela santidade. E essa doce herança - tão doce quanto contraditória - deixou sua marca até nos nomes das sobremesas. Contam que as freirinhas, como supostamente não deveriam gozar tanto a vida, criavam doces deliciosos e na vã tentativa de diminuir o pecado batizavam-nos com nomes desmerecedores como: buoni ma brutti (bom mas feio), ossa di morti (ossada de morto) e sospiri (suspiros).
Tipos de doces italianos:
1- Crespelle Facite di Mele in Salsa di Sidra (Panqueca de maçã na calda de sidra)
Originária da região da Emilia Romagna, esta sobremesa de sabor requintado é servida quente com sorvete de frutas, feito a base de conhaque de maça e sidra
2- Cestino di Mousse al Cioccolato e Caffè (Mousse de chocolate e café)
Originário da receita do famoso Café Cipriani, em Veneza, este doce foi criado após a descoberta do café no oriente por Marco Polo, portanto muito tradicional e muito procurado nesta região italiana
3- Meringato alle Fragole (Merengue de morango)
Espécie de um suspiro, esta sobremesa se origina da província de Baixa Padana, região que abrange a Lombardia e Emilia Romagna, onde se situa grande plantação de morango.
4- Soufflé Ghiacciato al Mandarino (Suflê gelado de mexerica)
Vem da região da Sicília, esta sobremesa é tão refrescante chegando a ser quase um sorvete. Vale a pena acentuar que a Sicília é a região com as maiores plantações de mexerica e laranja da Itália.
5- Torta Fiorentina
Como o nome já diz, esta torta vem da região de Firenze tendo como característica o chocolate e hortelã. De acordo com a história da gastronomia italiana, a torta fiorentina foi criada pelo confeiteiro pessoal da Catarina de Médici.
6- Cassata Siciliana
Muito tradicional este doce, servido em fatias, é feito à base de ricota e frutas secas. De origem árabe, foi introduzido na Itália através da dominação moura. Servido bem gelado com chocolate e licor de Maraschino
7- Pesche alle Mandorle (Pêssego com amêndoas)
Recheada de biscoito amareto, esta sobremesa vai ao forno aromatizada de amêndoas. Originária da região de Piemonte, serve-se individualmente e fria. O pêssego é uma das frutas mais apreciadas na Itália, acompanha creme de nata.
8- Tiramisu
O tiramisu é uma sobremesa tipicamente italiana que consiste em camadas de pão-de-ló embebidas em café e vinho Marsala, ou rum e brandy, entremeadas com o cremoso e macio queijo chamado mascarpone.


Fonte: www.emporiovillaborghese.com.br

Vira e mexe, estou eu escutando: " Manheeeee, faz palha Italiana..."
O doce e simples, nada mais do que um brigadeiro com biscoito Maizena ou Maria quebradinho. O segredo da receita está no equilíbrio da quantidade dos ingredientes. Outro detalhe é que o chocolate em pó, por não conter doce, dá um toque especial no sabor. Mas aqui em casa, a pedido do Felipe, ele e feito com achocolatado. Algumas receitas pedem acucar de confeiteiro, mas eu prefiro modelar o doce com o acucar refinado. Isto é, quando meu amado teenager nao come tudo de colher.


Palha Italiana


















Ingredientes:
- 1 Lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
- 3 colheres de sopa de chocolate em po (eu uso achocolatado)
- 2 xicaras de biscoito Maizena ou Maria quebradinho. Não é triturado! É quebrado com as mãos, em pedaços pequenos).
- Acucar (para a modelagem do doce)

Modo de Preparo:
Coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo, misturando sempre. Quando a mistura estiver desprendendo do fundo da panela, desligue o fogo e acrescente o biscoito previamente quebrado em pequenos pedaços. Eu fiz o brigadeiro de microondas e acrescentei o biscoito ao final.
Unte uma assadeira ou forre uma bancada com papel manetiga e coloque a "palha". Se colocar na assadeira, pode leva-la a geladeira para esfriar o doce.
Depois, é só cortar em quadradinhos e passar no açúcar.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 10




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.