Salvia
De origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália.
A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: "Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, Gosta de ter o palco por sua conta."
Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.
Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e contém estrógeno. Ajuda a combater a diarréia. O chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa. Diminui suor excessivo e é restauradora de energia, tendo poder tonificante sobre o fígado. Usada também para dores de ovário, icterícia, depressão, tremores, vertigens, impotência sexual.O chá das folhas e flores tem ação anti-séptica, anti-sudorífera, fungicida,estimulante da digestão e balsâmica; contém estrógeno. Não deve ser tomada em grandes doses por períodos muito longos.
Infuso: 5 gs de folha em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Para picadas de insetos esfregar folhas frescas no local atingido. Friccionada nos dentes, clareia-os.
- Uso caseiro: Pôr folhas secas de sálvia entre as roupas, para afastar insetos. 'Faz parte das ervas inseticidas( em infusão).
- Uso culinário: Para rechear aves, misturar com cebola. Cozinhar com carnes gordurosas (porco, pato e salsichas). Dá bom vinagre aromatizado e manteiga de ervas. Faz deliciosos pães. Substitui o louro na aromatização de carnes e cozidos, principalmente os gordurosos, podendo também ser usada para temperar patês de queijo e peixes. A manteiga aromatizada com sálvia dá um realce especial aos assados.
- Uso mágico: Onde o pé de sálvia cresce viçoso é porque a mulher manda na casa; considerada uma poderosa erva de proteção, afasta mau-olhado. Erva das feiticeiras, entra na composição de magias de proteção.
Fonte: http://www.cotianet.com.br/eco/HERB/salvia.htm
Fazer um prato de massa quase sempre é muito fácil. Na maioria das vezes bastam um macarrão de boa qualidade (e isso é sempre fundamental) e um bom molho. Mas macarrao sem molho, so com ervas é igualmente delicioso e alem de ser mais leve, tem seu charme. Este é um dos pratos de massa mais rápidos que já fiz e, apesar de sua simplicidade, ficou bem saboroso.
Espaguete em Manteiga de Salvia



Ingredientes:
- massa o suficiente para duas pessoas
- 10 ou mais folhinhas de sálvia
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga (eu gosto de usar apenas a manteiga)
- Pimenta branca moída na hora
- sal a gosto
- água e sal para cozer a massa
Modo de Preparo:
Leve a água ao fogo para ferver.
Enquanto isso, em frigideira larga, aqueça o óleo com a manteiga até derreter, junte as folhas de sálvia previamente lavadas e bem secas, sal, pimenta e deixe crepitar. Desligue o fogo quando as folhas estiverem crocantes.
A essa altura, a água deve estar pronta para receber a massa. Adicione o sal, a massa e cozinhe até o ponto desejado. Escorra a massa, reservando uma ou duas colheres de sopa da água do cozimento. Reacenda o fogo da manteiga de sálvia e, quando estiver bem quente, despeje o macarrão juntamente com aquele tantinho de água (para não ressecar). Ajuste o sal, regue com um fio de azeite e sirva.
Marcadores: Ervas, Massas