Pretzel
O pretzel (Brezel, em alemão) é um tipo de pão tradicional na Alemanha.
Conhecemos bastante, pois geralmente são vendidos em shoppings tanto aqui quanto no Brasil.
Na Alemanha, o Brezel e sempre é servido nas cervejarias de toda a Bavária juntamente com a cerveja. Sua origem antiga remonta ao latim brachitellum, diminutivo de um termo que significa "com braços". Diz uma lenda medieval que um monge inventou o brezen e lhe deu a forma de braços entrelaçados em posição de quem reza. Um petisco, portanto, para as mentes dadas ao misticismo e a cerveja alemã de boa qualidade.
Os Pretzel não somente fizeram parte da história como mudaram a mesma. Conta-se que em 1510, em Viena, enquanto as pessoas dormiam, os Turcos tentaram invadir a cidade e não obtiveram êxito graças à ação dos fazedores de pretzel que estavam acordados e puderam alertar os cidadãos, os quais aniquilaram os Turcos na sua tentativa de invasão.
As histórias e os costumes inspirados pelo Pretzel são muitas e variam em cada país europeu. Em Luxemburgo, por exemplo, havia um costume de se oferecer um "bretzel" a mulher amada, num domingo antes da Páscoa, para poder receber de volta ovos decorados pelas mãos da eleita do coração. Segundo a enciclopedia "Larrousse Gastronomique", a origem do "bretzel", como é chamado na regiao francesa da Alsácia, tem a ver com o culto ao sol. Sua forma original seria um anel com uma cruz dentro. Como esse formato se apresentava de maneira frágil, a forma evoluiu para a atual.
Hoje o pão é em formato de nó, seco, estaladiço, habitualmente muito cozido e salgado. A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).
Fonte: http://www.wikipedia.org/, http://www.yahoo.com/, trinktmehr.blogspot.com
Mais macio do que bolacha, mais gostoso do que pao: vai um pretzel aí ?
Uma delicia facilima de fazer que agrada em cheio. Vai bem tanto com seu cappucino quanto com minha coca-cola.
Pretzel






Ingredientes:
- 2 colheres de fermento biológico seco
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 4 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de água morna
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 pitada de sal
Para cobertura:
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de canela em pó
- Margarina derretida suficiente para banhar o pretzel
Modo de Preparo da Massa:
Em um recipiente dissolva o fermento no açúcar e na agua. Junte os demais ingredientes e amasse bem. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até dobrar o volume.
Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça 15 cordões de 1 cm de espessura e cerca de 50 cm de comprimento.
Para fazer o formato de pretzel junte as 2 pontas no centro do cordão, dando duas voltas antes de apertar bem. Coloque em uma assadeira untada e enfarinha e deixe descansar por 15 minutos. Antes de assar pincele ligeiramente com água.
Asse em forno médio pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, ou até que fique dourado.
Cobertura:
Depois de assado, e ainda quente, banhe ligeiramente o pretzel na margarina derretida e polvilhe com o açúcar e a canela.
Outras sugestoes para cobertura sao: sal grosso, queijo, salsinha picada, geleias + coco ralado.
Dicas:
-Para que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora,
é essencial que seja pincelada com água.
- Caso utilize o forno elétrico (mais eficiente que o a gás), nos primeiros 10 minutos, deixe a grelha no centro; depois, coloque a grelha bem próxima a resistência superior, assim os pretzel ficaram mais dourados em menor tempo, favorecendo o grau de maciez.
- A massa do pretzel é básica e neutra, portanto pode-se utilizar outras coberturas, como a versão salgada de queijo parmesão ralado (o uso da manteiga é indispensável).Marcadores: Cafe da Manha, Lanches