<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- data-ad-client=ca-pub-3640056742353503 --> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7992246326967506893\x26blogName\x3dNa++Cozinha++com++Aninha\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://comaninha.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://comaninha.blogspot.com/\x26vt\x3d-6377506969820490018', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Vim justificar minha ausencia.

É que estamos de mudanca.
Para todos os que torceram por nos: muito obrigada :)
A busca foi longa, mas encontramos o nosso cantinho.
Em breve, os quitutes sairão da cozinha nova.
Por agora, tudo encaixotado...
volto em breve!
 
 
Comentários: 8




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

sábado, 23 de agosto de 2008
Manjericao X Manjerona
* Manjericão - Fortemente aromático, com sabor característico, é muito utilizado em molhos, carnes, sopas, peixes, pizzas, na maioria das receitas com tomates, recheios de massas, macarrão, risotos e saladas. É muito usado no molho pesto. Há duas variedades: verde e roxo. Pode ser encontrado fresco ou seco.
* Manjerona - Originária do Oriente, a manjerona pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos, ovos, aves, peixes ensopados, molho de tomates, pizzas, vegetais, ovos e pães. Combina especialmente bem com a páprica.


Fonte: www.culinaria.weblog.com.pt



Parece até mágica, mas um pouquinho de salsinha, de manjericão ou de coentro muda completamente um molho basico de tomate. 
Dica simples, mas de muita valia.
As ervas conseguem atiçar os sentidos de uma tal forma que, com elas, tudo fica mais perfumado e saboroso, ate a lasanha ganha um cheirinho especial.

Lasanha de Peito de Peru



















Ingredientes:
- 500 grs de peito de peru
- 500 grs de mussarela
- 1 litro de leite
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 cebola picada
- sal e temperos a gosto
- 3 kilos de tomate bem maduros
- 2 cabeça de alho
- manjericao e salsinha
- 1 pacote de massa de lasanha

Modo de Preparo:
Em uma panela coloque o tomate para cozinhar, deois de cozido, bater no liquidificador com o manejricao, salsinha, alho e sal . Em uma outra panela leve a cebola com a margarina para dourar. Quando estiver bem douradas acrescente mais da metade do leite na panela e aguarde ate levantar fervura. Misture num reciepiente o restante do leite com o amido de milho e mexa bem para dissolver as bolinhas de amido de milho que podem ser formar. Acrescente este leite engrossado e corrija o tempero (a gosto). Mexa ate virar um creme consistente.
Em um refratario faca camadas: molho vermelho, massa, molho vermelho, peito de peru , mussarela, molho branco, massa, molho branco, peito de peru, mussarela, molho vermelho massa,peito de peru, mussarela , molho vermelho, queijo ralado a gosto.
Leve ao forno pre-aquecido por mais ou menos de 30, estando o refratario coberto por papel aluminio. Retire o papel aluminio apos os primeiros 30 minutos e leve a lasanha novamente ao forno por mais 15 minutos.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 4




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Agora que vocês já sabem o quanto a gente desperdiça, veja aí algumas dicas para evitar que isso aconteça:
1. Antes de comprar:
- faça um cardápio da semana e planeje sua lista de compras para evitar o desperdício
2. Na hora de comprar:
- Preferira os legumes, hortaliças e frutas da época e os produzidos na sua região e que não levaram muito tempo no transporte;
- Compre apenas as quantidades que serão realmente utilizadas;
- Evite tocar frutas, verduras e legumes para que eles sejam preservados por mais tempo.
- Evite fazer compras por impulso e não consuma além de suas possibilidades, para não desperdiçar.
Embalagens:
- Procure comprar produtos que tragam quantidades adequadas para sua família.
Materiais:
- Dê preferência aos produtos feitos com material reciclado. Apoiar empresas que investem em reciclagem é uma atitude de consumo consciente.
- Evite comprar produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário.
3.Na hora de armazenar:
- armazene em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento.
4. Na hora de preparar:
- Lave bem os alimentos, não retire as cascas grossas e prepare apenas a quantidade necessária para refeição de sua família.
- Use sua criatividade e com as sobras de alimentos faça novas receitas.
- Experimente receitas que aproveitem os alimentos ao máximo.

Fonte: www.
cozinhalimpa.blogspot.com

Ja dizia o poeta, "a gente nao faz amigos, reconhece-os"... e eu tive a grata oportunidade de "re"conhecer a Monica, mineirinha, atualmente morando na Suíça. Porque? Para viver uma estória de amor.
Alem de muito gentil e doce, a minha nova amiga é prendada. E foi ela quem me "socorreu" este final de semana com uma receitinha facil e deliciosa.

Torta Salgada da Monica











Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 xícara de chá de óleo
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 tabletes de Caldo de Legumes (usei caldo de frango)
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de maisena
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata na batedeira os ovos, o leite, o óleo, o queijo, os tabletes de caldo, a farinha de trigo, a maisena e o fermento, até obter uma massa homogênea. Se necessario, acrescente um pouco mais de farinha (1/4 xic.) A textura e de massa para panquecas. Despeje metade da massa em uma fôrma retangular média untada.
Espalhe o recheio de sua preferencia. Cubra com a massa restante.
Asse em forno quente pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos.

Marcadores: ,

 
 
Comentários: 3




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008
O que é fermento biológico?
Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae.
Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas.
* Qual a diferença entre fermento químico e fermento biológico?
O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo, que ocorre através de uma reação química durante o forneamento.
Já o Fermento Biológico promove o crescimento das massas de pães através da fermentação que ocorre antes do forneamento.
A levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.
Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno.

Fonte:
www.falecomfleischmann.com.br


Ja que sempre rola a pergunta sobre equivalencia de fermento biologico:
fresco X seco ,
aqui esta a (re)postagem:


1 unidade de Fermento Fresco - 15g = 1/2 colher de sopa ou 1/2 sache de Fermento Instantaneo 5g = 1/2 colher de sopa de Fermento Seco 5g
2 tabletes de Fermento Fresco - 30g = 1 colher de sopa ou 1 sache de Fermento Instantaneo - 10g = 1 colher de sopa de Fermento Seco - 10g
4 tabletes de Fermento Fresco - 60g = 2 colheres de sopa ou 2 saches de Fermento Instantaneo - 20g = 2 colheres de sopa de Fermento Seco - 20g

Estes paezinhos, por exemplo, pedem 30 gramas de fermento biologico fresco e foram feitos com 10g de fermento biologico seco.


Paezinhos de Bacon





















Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de água morna
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal

- 1/2 xícara de chá de óleo
- 30g de fermento biológico fresco
- 1 ovo
- 5 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de bacon frito em cubos
- margarina para untar
- 1 ovo para pincelar

Modo de Preparo
No liquidificador, bata a água, o açúcar, o sal, o óleo, o fermento e o ovo até ficar homogêneo. Prepare o bacon (eu usei bacon bites) e corte-o em cubinhos pequenos. Despeje o liquido do liquidificador sobre o bacon em uma tigela. Acrescente a farinha, aos poucos, e amasse ate que a massa desgrude das maos. Corrija o tempero e sove a massa. Deixe a massa crescer por 20 minutos. Faça rolinhos e modele nozinhos. Coloque os nozinhos em uma assadeira untada, pincele com o ovo ligeiramente batido e deixe descansar por mais 20 minutos.
Leve ao forno médio, pre-aquecido, por 30 min ou ate dourar levemente.

Marcadores:

 
 
Comentários: 4




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Sour Cream
A bacteria que produz o ácido lático é adicionada ao creme para fazer um sour cream ligeiramente azedo e de consistência mais grossa. De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) todos os produtos tidos como sour cream devem conter não menos de 18% de gordura.
O sour cream comercial ainda possui rennet (enzima usada para coagular o leite na confecção de queijos), gelatina
, flavorizantes, enzimas vegetais, sódio cítrico e sal. Quem sofre de algum tipo de alergia deve checar a etiqueta antes de comprar o produto.
Os tipo light são feitos com hafl-and-half (10.5% de gordura de manteiga) e os de leite desnatado estãodisponíveis na maior parte dos supermercados para quem está de dieta.
Sour cream de soja não é um produto derivado do leite, mas é intercambiável na maior parte das receitas.

Para fazer sour cream em casa, pegue uma lata de creme de leite, tire o soro e adicione o suco de 1 limão médio. Misture bem e prove. O creme deve estar com o gosto de um iogurte natural azedinho. Deixe cerca de 10 minutos em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até a hora de servir.
Mas para servir com pratos Tex-Mex, batatas assadas e outros pratos, voce pode substituir o sour cream por uma boa coalhada seca, vendida em restaurantes
árabes (tem até no Habib's). É um sour cream perfeito!


Fonte: Cinara's Place,
http://clima65.blogspot.com/2008/04/o-que-o-que.html


Sim, come-se muito frango aqui em casa.
Ainda bem que sempre tem uma versao diferente. Esta por exemplo eu aprendi com minha amiga Ana Silvia, a Ana do Lee. Receita facil e que da uma "cara nova" ao franguinho. Amiga, ficou uma dilicia!


Frango ao Parmesao








Ingredientes:
- pedacos de frango
- sour cream (1 colher para cada pedaco de frango)
- suco de 2 limoes
- sal, pimenta do reino e alho a gosto
- queijo parmesao ralado em ralo grosso (usei um mix de parmesao e queijo romano)


Modo de Preparo:
Retire a pele dos pedacos de frango e tempere-os com o caldo dos limoes, sal, pimenta do reino e alho, tendo o cuidado pra nao exagerar no sal porque o queijo ja e salgado.

Deixe o frango neste tempero por 1 hora.
Enxugue os pedacos de frango em papel toalha e passe cada uma em uma colher de sour cream e em seguida no parmesao ou mix de queijos. Disponha o frango em um refratario untado e leve ao forno pre-aquecido por 40 minutos.

Marcadores:

 
 
Comentários: 12




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.

terça-feira, 5 de agosto de 2008
Mousse
Mousse, do francês mousse (espuma), é uma espécie de sobremesa cremosa feita de ovos e nata em combinação com outros ingredientes que lhe dão sabor, como o chocolate ou frutas. As claras de ovos são batidas em neve e depois incorporadas aos outros ingredientes. O doce é então refrigerado e mantém-se aerado.
A mousse de chocolate é um prato tradicional da França, servido na maioria dos restaurantes. A receita teria sido inventada no início do século XX pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec que a chamou originalmente de "maionese de chocolate".

Fonte: wikipedia.org



A semana apenas comecou e ja estamos "esfolados". A procura pelo nosso cantinho tem consumido nossas energias, mas a causa é boa, muito boa. Entao, pra fazer um mimo e adocar a busca, Mousse de Chocolate. A receita é básica, aquela que todas temos em nosso caderninho,
mas existem inumeras variacoes, nao e?
Pra chocolatra nenhum reclamar e super facil de se fazer.

Mousse Basica de Chocolate



















In
gredientes:

- 90 gramas de chocolate amargo em pedaços
- 4 ovos

- 2 colheres de açúcar de confeiteiro
- ½ xicara de creme de leite


Modo de Preparo:
Bata as claras em neve (pico firme) e reserve-as.

Derreta o chocolate em uma pequena panela em banho maria.
Acrescente o creme de leite, o acucar e mexa bem. Coloque no chocolate derretido as gemas uma a uma e bata bem. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente para que incorporem, porem matendo o aerado da massa.

Coloque a mousse em tacinhas individuais cobertas com filme plastico e leve a geladeira por 4 horas.

Marcadores:

 
 
Comentários: 4




Dúvidas em medidas ou ingredientes? Utilize o Glossário de Cozinha.